Domingo, 22 de Maio de 2022
16°

Alguma nebulosidade

Itajaí - SC

Anúncio
Turismo Tocantins

Sectur promove ação do Sistema do Mapa do Turismo na região do Jalapão

Trabalho acontece em Mateiros, ações de inventariação, realizadas pela Sectur, já ocorreram em 28 municípios que compõem as regiões turísticas do Tocantins

04/05/2022 às 14h35
Por: Diego Santos Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Técnicos da Sectur repassam orientações sobre a utilização do Sistema do Mapa do Turismo para equipe do município de Mateiros - Foto: Sectur/Governo do Tocantins
Técnicos da Sectur repassam orientações sobre a utilização do Sistema do Mapa do Turismo para equipe do município de Mateiros - Foto: Sectur/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), por meio da superintendência de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, realiza no município de Mateiros, na região do Jalapão, o trabalho de Inventariação da Oferta Turística e capacitação da equipe do município para utilização Sistema do Mapa do Turismo (SISMAPA). A ação segue até a próxima sexta-feira, 6.

Mateiros,distante 317 km de Palmas,é um dos municípios que se destaca por estar situado dentro do Parque Estadual do Jalapão, onde se encontram os atrativos mais visitados pelos turistas, além de ser referência na produção do artesanato em Capim Dourado.

De acordo com superintende do Turismo, Maria Antônia Valadares, o Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo. O inventário turístico é instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

“Todas as informações levantadas serão armazenadas emuma plataforma online, a Plataforma Integrada de Turismo (PIT), e serãoutilizadas para o planejamento, a gestão e a promoção da atividade turística no Estado”, explica a superintendente.

As ações de inventariação, realizadas pela Sectur, já ocorreram em 28 municípios que compõem as regiões turísticas do Tocantins.

“Integrar o Mapa do Turismo garante vários benefícios aos municípios com vocações turísticas, a exemplo dadefinição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério doTurismopara obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, o que contribui para fomentar a cadeia do turismo em nível estadual e nacional”, destacou o secretário da Sectur, Hercy Filho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.