Sábado, 28 de Maio de 2022
22°

Poucas nuvens

Itajaí - SC

Saúde SAÚDE

Revista britânica publica pesquisa realizada em Blumenau

Uma das revistas mais conceituadas no mundo médico, The Lancet, divulga estudo feito pelo Hospital Dia do Pulmão

04/01/2022 às 15h32
Por: Gustavo Siqueira
Compartilhe:
Uma das revistas mais conceituadas no mundo médico, The Lancet, divulga estudo feito pelo Hospital Dia do Pulmão
Uma das revistas mais conceituadas no mundo médico, The Lancet, divulga estudo feito pelo Hospital Dia do Pulmão

A pesquisa sobre o medicamento Lenzilumab, realizada no Hospital Dia do Pulmão (HDP), foi publicada na Revista Científica The Lancet, uma das mais conceituadas da área no mundo médico. A publicação cita os médicos envolvidos no estudo: Dra. Marina Andrade Lima (investigadora principal), Dr. Ricardo Albaneze, Dra. Camila Anton e Dra. Caroline UberGhisi, todos sub-investigadores.

 

De acordo com a pneumologista e investigadora principal da equipe de pesquisa do HDP, Marina Andrade Lima, os brasileiros não precisam mais viajar para países desenvolvidos em busca de tratamentos de ponta. “Eles acontecem aqui em Blumenau, no Hospital Dia do Pulmão e no Hospital Santa Isabel”, ressalta.

 

O estudo internacional multicêntrico, que ocorre de forma simultânea por meio de um mesmo protocolo em diversas instituições do mundo, é pioneiro tentando achar soluções para a Covid-19.

 

O Lenzilumab é indicado para tratamento de pneumonia causadas por Covid-19. Dra. Marina explica que a pneumonia decorrente do ataque do vírus faz uma grande inflamação no pulmão, que quando mais acentuada ocasiona uma insuficiência respiratória no paciente, a falência respiratória e a necessidade de internação na UTI, tendo que fazer uso do respirador. “Isso aumenta a mortalidade nos pacientes com casos graves de Covid”, cita.

 

A pesquisa encontra-se na terceira fase, em que um grande dossiê é apresentado para as empresas regulatórias que definirão se irá ou não virar um remédio, ou seja, se os dados apresentados serão aceitos. Caso positivo, a substância irá virar um remédio oficialmente e poderá ser comercializado. “Se de fato virar, teremos contribuído com pacientes internados aqui na nossa cidade e que podem ter sido ‘salvos’ pela medicação da pesquisa”, comemora Dra. Marina.

 

Após esta fase, existem as pesquisas da fase 4 ou pós-comercialização, que são conduzidas em milhões de pessoas que usam o remédio normalmente, prescrito pelos médicos no mundo todo. “Às vezes, na fase 4, conseguimos ver alguns tipos de efeitos colaterais que não apareceram nas fases anteriores por questões matemáticas de percentual de surgimento”, explica a médica. O estudo foi realizado em pacientes internados com pneumonia por Covid-19 em uso de oxigênio, mas que ainda não tivessem indicação de unidade de terapia intensiva. Com o resultado desta pesquisa, se aprovada pelas agências regulatórias mundiais, o Lenzilumab será uma medicação para tratar a pneumonia por Covid-19 e evitar internações em UTI e mortes.

 

O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Dia do Pulmão possui uma equipe especializada e qualificada, que realiza constantes estudos. A iniciativa traz diversos benefícios aos pacientes, entre eles acesso a novas medicações e tecnologia de ponta antes da disponibilidade no mercado. “Estamos sempre em busca de novas opções terapêuticas para oferecer aos nossos pacientes, visando soluções inovadoras e melhora da qualidade de vida”, aponta a médica.

 

Sobre o Hospital do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica. Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP. Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais. No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos. Com a ocorrência da Pandemia de Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa do HDP, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e para empresas. Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos. Mais recentemente a chegada dos ultra refrigeradores permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas. Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.