Big Data Analytics, vamos começar pela definição. Resumidamente, Big Data é um processo de análise e interpretação de grandes volumes de dados e informações. Ta Valêncio, mas e aí… como isso impacta na minha vida ou na rotina da minha empresa?
A resposta é muito simples: EM TUDO!
Imagine a possibilidade de ter acesso a informações precisas sobre o comportamento do seu cliente, por exemplo? Saber exatamente qual as suas necessidades e de que maneira você pode atuar para atendê-lo, não seria incrível? É isso o que a análise do Big Data faz pra você, ou seria por você?
Bom, até aqui tudo muito lindo, e eu diria até, tudo bem artificial. Precisamos ir a fundo, com informações mais densas para desmistificar o uso de Big Data no Brasil e no mundo. E acredite, essa é uma super ferramenta. Se você ainda não sabe a importância e a relevância do uso do Big Data, certamente está nadando contra a maré. Ou seja, no bom e velho português, você está perdendo tempo (e dinheiro)!
Da teoria à prática: é mesmo possível fazer algo com Big Data?
Vamos usar o exemplo do Google.
A empresa percebeu que tinha um grande volume de dados, e que eles não “cabiam” em um único servidor. Sabendo que servidores quebram eventualmente e que não existiam mecanismos que pudessem armazenar estas informações não estruturadas ou estruturadas de forma horizontal.
O Google precisava:
O que o Google criou ou fez?
Outro caso que marcou a concorrência veio do Yahoo. Acompanhe os fatos:
A solução
A grande questão aqui, meus amigos, é como transformar de modo eficaz, eficiente e confiável, dados relevantes em informações úteis no menor espaço de tempo? Essa é a grande sacada do negócio Big Data, e é por isso que sou um exímio defensor do seu uso. Big Data significa produtividade, assertividade, gestão e ação em tempo recorde. É compreensão de volume e variedade com velocidade. É a veracidade e o valor para uma empresa e para os negócios. Dito isso, preciso dizer que ser agente de transformação para empresas mais eficientes no processo de decisão, é o que me move! É nisso que eu realmente acredito quando penso ou falo em big data. Conheça alguns cases que mostram na prática o uso de Big Data. Acompanhe:
UNESCO: utilizando Big Data está ajudando São Paulo e os esportes.
Telebras: uma empresa pública/privada – tem utilizado o Business Analytics e os conceitos de Big Data da iOpera para utilizar todo o potencial de consumo de sua infraestrutura de rede;
Ceratti: dobrou suas vendas (aumento em 115%) num ano difícil como foi 2015. Utilizando Big Data e a iOpera, com a geração de leads qualificados a Ceratti superou a crise e continua crescendo através de sua força de vendas direta e indireta através de seus distribuidores.
Telefônica: acompanhe o resultado em 10 meses utilizando o BIG DATA da iOpera.
Apesar de ter apresentado aqui o tema Big Data, ele vive em constante evolução. No entanto, é imprescindível que você entenda que Big Data utiliza inteligência artificial para simplificar dados, ou seja, traça o perfil de um cliente, por exemplo. Sabendo exatamente o que o cliente deseja, você pode oferecer o produto/solução mais adequado para ele. Em outras palavras, você tem o poder de tomar decisões mais assertivas no menor espaço de tempo, otimizando sua rotina e seus negócios.
Contribuição de: Valêncio Garcia, CSO da wconnect